Que tal um outono porteño e sua atmosfera europeia?
Recantos construídos com base na arquitetura do Velho Mundo e muita arte fazem de Buenos Aires ‘la petit Paris’
Por: Alessandra Cavalheiro
Buenos Aires
Foto: Gettyimages

Para os viajantes exigentes, um dos roteiros mais atraentes na América do Sul é Buenos Aires. Se você não tem passado por lá, vale a dica, por motivos variados. Considerada a Paris deste continente, a Capital da Argentina tem tonalidades cosmopolitas e muitos especialistas concordam que ela tem recantos que fazem o visitante sentir-se nos melhores lugares europeus ou da América do Norte, como Nova Iorque.

A maior cidade da Argentina chama atenção por ter um grande repertório cultural e arquitetônico, noites agitadas, muita arte, com destaque para a música e a dança, como o tango. Comporta cerca de 13 milhões de pessoas. Sua construção foi baseada na arquitetura europeia, além de, em alguns casos, as construções serem cópias evidentes, revelando assim, o motivo de Buenos Aires ser a Paris da América do Sul.

As melhores estações e os lugares para visitar

Para quem está pensando em viajar, as melhores estações para visitar a cidade são o outono e a primavera, devido às temperaturas amenas. No verão, já sabemos que para encontrar portenhos, o ideal é ficar em Santa Catarina. Eles fogem do calor escaldante para banhar-se nas águas de temperatura amena e nas paisagens brasileiras.

Você vai viver a atmosfera parisiense em locais como o Bairro Recoleta, conhecido como “Petit Paris de Buenos Aires”. Muitos prédios luxuosos, arquitetura do velho mundo, um lugar tranquilo e cheio de bons hotéis. Para os apreciadores da arquitetura, a Avenida de Mayo é uma parada obrigatória de contemplação.

Dica: Deixe um pouco seu celular de lado, sinta a história e observe as fachadas, vagões de trem, cafés, esculturas, estações de metrôs, e tantas coisas neste caldo cultural com gostinho de Europa.

Avenida de Mayo - Buenos Aires
Um refúgio na América do Sul
Bairro Recoleta
Da pequena Paris ao bairro dos imigrantes

No Teatro Cólon, de rara beleza, a grande construção tem características francesas. Foi um dos maiores feitos que alcançou a ideia de “Paris da América do Sul”. Demorou vinte anos para ficar pronto e oferece peças e até mesmo óperas inspiradas, também, em Paris. Há visitas guiadas para conhecer de perto este, que está na lista dos melhores teatros do mundo.

Outra parada obrigatória é a Casa Rosada, sede da presidência da Argentina, também com características europeias. Visite o Museu da Casa do Governo para conhecer sua história, cheia de emoções.

Não esqueça de passar no bairro de La Boca. Lá, não está somente um dos clubes de futebol mais famosos do mundo, o Boca Juniors, mas também a expressão da nostalgia dos tempos em que se iniciava nova vida no Novo Mundo. São os hotéis dos imigrantes num bairro pobre, que deu origem a uma paleta de artistas, como Quinquela Martín, um grande pintor da Argentina.

Teatro Cólon
Casa Rosada - sede da presidência da Argentina
Bairro La Boca
 Boca Juniors

No Puerto Madero, outro bairro muito valorizado, também há muita variedade arquitetônica e excelentes opções gastronômicas com clima da Europa em muitos recantos. E uma rua famosa da cidade, digna de um olhar atento é la Calle Florida. Aprecie as grandiosas esculturas do shopping das Galerias do Pacífico. Por fim, a novidade obrigatória na visita são as escadarias do famoso Obelisco, no centro da cidade, onde podem-se fazer fotos incríveis.

Puerto Madero
O calendário anual de eventos em Buenos Aires

Mas Buenos Aires não oferece somente um turismo que remete à arquitetura, artes e histórias do passado. Há o forte turismo de eventos, nacionais e internacionais. No site do Ministerio de Turismo Y Deportes da Argentina, você encontra esta agenda completa.

 

Clique no link abaixo e escolha seu momento favorito no mundo portenho.

Magazine

Travessa Carreirão, 45 – Centro
Florianópolis - SC. - 88015-540
Fone - (48) 3025-7302

(48) 9 9801 0505

  • Estações Young
  • Estações Young