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Florianópolis

Histórias que se misturam 



O crescimento comercial de região da rua Bocaiuva e suas “Travessas “ em Florianópolis teve seus primeiros passos registrados no início dos anos 90, mas foi perto do ano 2000 que tudo começou a crescer.

O empresário Sérgio Arruda, o Serginho, testemunhou este crescimento a medida que o estabelecimento dele, o Emporium Bocaiuva, também crescia e se tornava ponto de encontro, referência em gastronomia e boa música na cidade.



Empresário Sérgio Arruda

 “ A era Guga trouxe muita visibilidade a nossa ilha, juntamente com a cidade sendo reconhecida como a melhor capital com qualidade de vida por 5 anos consecutivos. Isso tudo trouxe solidez comercial para nós, e aos poucos o comércio começou a migrar para a região da Bocaiuva”, relembra ele.Rapidamente a “vizinhança” criou laços de amizade e de fortalecimento do comércio local. Logo que se mudou para o endereço atual João, o proprietário do Young Beleza, se preocupou em fazer a boa prática de conhecer os comerciantes próximos do salão. Serginho lembra que amizade foi instantânea. “ João é nosso parceiro há anos, e um trabalhador incansável, seis dias por semana, sempre chegando cedo e sendo o último a sair”, testemunha. “Mesmo sofrendo assaltos com frequencia, nunca deixou de se expor e primar pelo bom serviço”, revela com admiração.

 

O crescimento não só desta região, mas de toda a cidade, trouxe grandes mudanças para quem estava acostumado com uma certa “calmaria” no local.  Serginho traça um paralelo sobre estes mudanças. “Hoje o ir e vir está caótico, e clientes que com prazer se deslocavam de qualquer bairro para curtir o glamour da Bocaiuva, já não o fazem com tanta frequência”, constata. E deixa uma reflexão, comum entre os empreendedores e moradores de Florianópolis. “ Precisamos achar uma solução para o deslocamento das pessoas em nossa ilha, e nós empresários temos pressionado muito o setor público”, alerta Serginho que acredita que medidas  mais "simples" e "rápidas" poderiam trazer mudanças eficientes. “Mas o estado ainda é muito lendo em tomar medidas...”, lamenta. 

Assim como João Costa, Serginho está atento para continuar agradando aos  clientes tradicionais, mas tentando também estar oferecendo um bom serviço e se comunicando com a nova linguagem que 2019 demanda. E entre tantas opções deliciosas no cardápio do Emporium, Serginho nem pensa muito para sugerir o que não pode faltar na comemoração do aniversário do Young. “O  aniversário do salão  tem que ser brindado com muita champagne e queijo brie”.

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