Invista em você

O mundo vem sofrendo uma série de mudanças e, uma das mais positivas, é que as pessoas estão vivendo mais! A expectativa de vida aumenta a cada ano e, em breve, as projeções de longevidade chegarão aos cem anos. Aqui no sul do Brasil a expectativa é que as pessoas ultrapassem facilmente os 80 anos.

Porém, quando se fala em planejamento financeiro ainda estamos na “idade da pedra”. A situação é alarmante! Pesquisas mostram que 80% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria. Ou seja, não estamos preparados para bancar nossa velhice. Com a população vivendo mais e tendo menos filhos, nosso sistema de previdência (onde os trabalhadores ativos bancam os aposentados) cada vez mais será deficitário.

Portanto, é inevitável nos preocuparmos em guardar agora para complementar nossa renda no futuro.

Mas apesar de parecer fácil, é doído ter que abrir mão do consumo imediato. Portanto o primeiro passo é ter consciência de que precisamos nos acostumar a viver com menos do que ganhamos para ter condições de, com frequência, poupar e investir.

Uma das melhores técnicas para isso é determinar um valor mensal. O valor ideal é o resultado de uma conta que vai determinar o quanto precisamos ter, na data escolhida, para pagar nosso padrão de vida no futuro. Mas um jeito fácil de começar é o ‘pague-se antes’ – ou seja, não espere o mês acabar para ver quanto sobra para investir. Invista antes e viva com o que sobrar,

Para isso dar certo é necessário começar aos poucos. Separe um percentual da sua renda, que pode ser entre 5% a 15% e invista esse valor. Assim que se tornar um hábito, acaba sendo fácil se acostumar a viver com o restante.

Lembre-se o dinheiro investido está rendendo e, portanto, trabalhando para você. Guardar para o futuro nada mais é do que investir em nós mesmos!

Alexandre Amorim

Planejador financeiro, CGA

Magazine

Travessa Carreirão, 45 – Centro
Florianópolis - SC. - 88015-540
Fone - (48) 3025-7302

(48) 9 9801 0505

  • Estações Young
  • Estações Young