Uma marca acima da maturidade

Young Beleza e Estética chega aos 18 anos como um dos nomes mais fortes do setor, referência entre clientes, profissionais e fornecedoras nacionais e internacionais

Por: Maristela Amorim

Construir uma história de sucesso nunca é fácil. Ainda mais quando isso vem embasado em admiráveis valores humanos. Quando João Costa olha para trás e repassa essa trajetória – do nascimento, crescimento, desenvolvimento – reconhece, com orgulho, que chegou à maturidade com muita responsabilidade. “Sempre respeitamos as particularidades de cada cliente, sua liberdade de escolha e, principalmente, seu bem estar”, evidencia o cabeleireiro que deu início a esse louvável projeto lá em 2002.

“Fico muito honrado com tudo isso. Comemorar estes 18 anos é simbólico, sim, mas reconheço a vocação desde o começo”, fala mansamente João. Ele assume a missão de conduzir uma equipe tão profissional quanto gentil, que sabe ser amiga do cliente dentro do limite do respeito à individualidade. Quem o conhece ou frequenta o salão, sabe que é exatamente assim.

“O Young é como se fosse minha segunda casa”, confirma a arquiteta Cláudia Couto. Os dois se conhecem há muito tempo, desde quando o hoje grande amigo ainda nem pensava em empreender. Mas já era reverenciado pelo esmero no trabalho impecável e amabilidade pessoal. Especializada em arquitetura de interiores, Cláudia sempre se sentiu muito à vontade em fazer pequenas interferência nas atualizações para que o lugar mantenha cada vez mais o seu perfil acolhedor. “Na reforma grande, há poucos anos, eu não pude atuar, mas João escolheu um superprofissional, que deixou o espaço neutro, elegante e convidativo”, pontua.

O cuidado com a ambientação e só uma parte do negócio. O maior investimento mesmo, é em pessoal. João Costa seleciona prudentemente seus profissionais e aposta em capacitação permanente. Não raro sua equipe está em conferências pelo Brasil ou congressos no exterior; participando de cursos de qualificação e de atualização constante. “Nosso mercado vive em permanente movimentação, sempre em crescimento, com novas pesquisas e lançamentos. E nisso vem junto a exigência dos clientes, que têm informação e querem as técnicas profissionais avançadas e cientificamente comprovadas”, informa.

Aos olhos de quem o tem como líder, plena admiração. “O João aprendeu a ser um grande empresário, É, excelente no próprio trabalho, na forma como conduz o salão e, como pessoa, mais ainda. Nossa amizade e vida profissional se confundem”, diz Sônia Detke, a Soninha, que está no Young há 18 anos. A ela somam-se outros profissionais que foram chegando na sequência e que também totalizam muito tempo de serviço. E clientes que, da mesma forma, fidelizaram.

A receita para isso? “Não ser frio, ter uma proximidade sem intimidade excessiva, respeitar os profissionais e os clientes na mesma medida”, ensina a manicure, feliz ao relatar o quanto as pessoas elogiam esse tipo de atitude, mostrando o quanto se sentem bem. “Eu aprendi isso com o João, que faz pequenas reuniões periódicas com toda a equipe para falar de assuntos direcionados e gerais, realçando o que é preciso melhorar e a nossa responsabilidade enquanto profissionais de beleza”, comenta Soninha, trazendo à tona o quanto um salão é cobrado pela vigilância sanitária e a importância de se levar isso muito à sério.

“Esse apreço é um retrato da pessoa que é o João e que ele traduziu no trabalho dele, no Young como um todo. Por isso, pra mim é até difícil falar em Young, porque é o salão do João, como sempre foi. Ele sempre nos recebe com aquele sorriso, aquele jeito gostoso, com aquela impressão de que estamos sendo atendidos com muito carinho. E toda equipe na mesma vibe. Pois a energia que ele tem passa positivamente para todos”, resume Cláudia Couto.

João Costa, por sua vez, reconhece a felicidade de chegar a essa maturidade olhando com mais críticas os erros e com mais condescendência os acertos. Confessa que entende o olhar particular de Florianópolis, uma cidade onde o acolhimento é muito valorizado. “As pessoas gostam de se sentir em casa, de se sentir à vontade, protegidas. A gente entendeu isso, e sempre procurou estabelecer uma ligação assim, forte. Talvez seja essa a recompensa, esse reconhecimento que nos faz tão feliz”, finaliza.

Magazine

Travessa Carreirão, 45 – Centro
Florianópolis - SC. - 88015-540
Fone - (48) 3025-7302

(48) 9 9801 0505

  • Estações Young
  • Estações Young